Você que acompanha o nosso blog já leu aqui, algumas vezes, que um dos muitos benefícios do Pilates é melhorar a postura do praticante. Neste artigo, vamos detalhar o assunto, trazendo a opinião de especialistas, bem como uma lista com 10 vantagens do método para a saúde da coluna vertebral e do corpo como um todo. Continue a leitura!

Quando o assunto é coluna vertebral, pessoas em home office têm motivos de sobra para se queixar. Afinal, quantos, na pandemia, não trocaram as boas condições ergonômicas do escritório pela mesa e pela cadeira da sala ou do quarto, não tão adequadas assim para o trabalho?

Mas, na verdade, todos estão suscetíveis à má postura e aos seus efeitos nocivos à saúde. Estudantes e trabalhadores que carregam bolsas pesadas ou passam longos períodos numa mesma posição são particularmente afetados.

“A má postura não tem consequências apenas estéticas, ela também pode causar problemas físicos, que prejudicam a qualidade de vida”, alerta a personal trainer e instrutora de Pilates Raquel Carvalho, em depoimento publicado no Hoje em Dia.

Manter uma postura errada, reforça a especialista, pode afetar diferentes partes do corpo.

“Ainda que os problemas não apareçam de imediato, é provável que, a médio e longo prazos, possam se pronunciar por meio de diferentes doenças”, afirma.

Má postura e gordura abdominal

Com o tempo, a sobrecarga diária da coluna vertebral pode enfraquecer o abdômen e evidenciar a gordura na região. Ou seja, é possível que aquela barriguinha saliente – chamada popularmente de “pochete” –, que não sai nem mesmo com dieta e exercícios físicos, seja fruto da má postura.

“Se você passa muito tempo em pé ou sentado, acaba adquirindo vícios posturais. É difícil alguém lembrar de manter a postura em sã consciência, e a maioria dos locais de trabalho não tem uma estrutura adaptada adequadamente”, observa a fisioterapeuta Angélica Almeida, em entrevista à Folha BV.

A também fisioterapeuta e instrutora de Pilates Walkiria Brunetti explica, ao site Surgiu, que, quando a pessoa não tem o core fortalecido, a tendência é jogar o tronco para a frente, ou então procurar uma posição mais confortável. O core, vale lembrar, é um grupo muscular abdominal considerado o centro de equilíbrio do corpo.

“Como resultado, a área abdominal fica mais saliente. Caso a pessoa tenha mais gordura na barriga, vai dar uma aparência ainda maior”, detalha.

Para Walkiria, o primeiro passo a fim de superar os vícios posturais, tão comuns no cotidiano de qualquer pessoa, é notar que algo está errado com os próprios movimentos.

“A vida é muito corrida e fazemos tudo no automático, sem uma consciência corporal. Ter essa percepção das posições corretas para cada movimento do corpo é fundamental”, avalia.

O papel da atividade física

Os vícios posturais podem resultar não apenas em dores na coluna vertebral – principalmente nas regiões cervical e lombar – e em outros locais do corpo, a exemplo de ombros e pescoço, como também em diversas doenças e síndromes. Escoliose, hérnia de disco, Dort (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) e LER (lesão por esforço repetitivo) são algumas delas.

De acordo com o fisioterapeuta Rodrigo Moura, pessoas fisicamente ativas tendem a sofrer menos os incômodos decorrentes da má postura. Isso vale, segundo ele, mesmo em situações de ergonomia desfavorável.

“O sedentarismo é um dos fatores de risco para o aparecimento desses desconfortos posturais e musculares. Uma rotina de atividade física equilibrada, sem dúvida, ajuda a evitar”, diz, também ao Hoje ao Dia.

A fisioterapeuta e instrutora de Pilates Ana Luísa Marçal concorda.

“A atividade física é um dos fatores que o ajudará a manter a postura sempre em dia, de maneira natural. Durante uma aula de Pilates, por exemplo, o aluno começa a entender que a postura é primordial para uma coluna saudável”, ressalta, em depoimento publicado no site Segs.

Pilates para melhorar a postura

Ainda de acordo com Ana Luísa, um dos principais diferenciais do Pilates é trabalhar o core e a musculatura das costas. Dessa forma, o praticante cria uma consciência corporal maior, e o corpo começa a se alinhar progressivamente.

“Esses exercícios [do Pilates] atuam na musculatura do abdômen e das costas e promovem também maior mobilidade articular para a coluna vertebral”, salienta.

Walkíria reforça a importância do fortalecimento do core, algo priorizado no Pilates.

“Quando essa região é bem trabalhada, manter a postura ereta fica muito mais fácil e natural. Além disso, o método tem diversos outros benefícios para a saúde musculoesquelética”, diz a fisioterapeuta, lembrando que, no caso da gordura localizada, também recomendam-se algumas sessões de RPG (reeducação postural global).

Bola de Pilates na correção de desvios posturais

Muitas características do Pilates favorecem a melhora da postura e beneficiam o corpo do praticante de modo geral. De acordo com o portal Namu, o método, quando praticado com regularidade, ajuda a reduzir a tensão no pescoço e nos ombros, promovendo força e equilíbrio.

“Ao fortalecer os músculos que sustentam o corpo, sente-se um alívio mais duradouro das dores, melhora na respiração e movimentação com mais eficiência e resistência”, destaca o veículo.

O Blog Pilates, por sua vez, afirma que o método treina o praticante a perceber o posicionamento do seu corpo no espaço e ajustá-lo para alcançar o alinhamento corporal.

“A partir disso, é possível se movimentar adequadamente e manter a saúde da coluna vertebral no seu cotidiano”, diz o texto.

Os exercícios com bola de Pilates são particularmente benéficos para a correção de desvios posturais, bem como para o tratamento de dor nas costas. De acordo com o site Primeira Hora, isso acontece porque o acessório trabalha o corpo como um todo e promove uma leve desestabilização nos músculos, sem causar dores ou outros problemas que alguns exercícios podem provocar quando atuam na coluna.

“É seguro, simples e eficaz!”, resume a matéria.

10 benefícios do Pilates para melhorar a postura

Abaixo, com base em artigo da revista Encontro, nós listamos 10 vantagens do Pilates não apenas para a postura, mas também para o corpo como um todo. O método beneficia a saúde do praticante porque…

  • Trabalha todos os membros
  • Fortalece as articulações
  • Corrige desvios vertebrais
  • Reduz o estresse muscular
  • Promove alongamento de qualidade
  • Alinha pés, joelhos e pernas
  • Aumenta a força muscular
  • Melhora o equilíbrio e a capacidade respiratória
  • Traz mais flexibilidade para o corpo
  • Tonifica os músculos
Crédito, para que te quero

Este artigo foi escrito pela nossa equipe de redação, sob a supervisão do fisioterapeuta André Guzmán.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Informe seu nome