Você certamente já ouviu falar de algum jogador de futebol que, após uma grave contusão, precisou se ausentar dos gramados por um período e se submeter a sessões de fisioterapia. De fato, o trabalho com atletas – profissionais e amadores – é uma das faces mais conhecidas e uma das principais demandas do fisioterapeuta. No entanto, sua atuação vai muito além do esporte e do próprio tratamento de lesões musculares.
O fisioterapeuta é o profissional de saúde que lida com a recuperação terapêutica de enfermidades relacionadas ao movimento do corpo humano. Muitas vezes, o diagnóstico e o tratamento inicial precisarão ser feitos por um médico, mas, em várias ocasiões, somente o fisioterapeuta poderá oferecer a recuperação mais adequada e eficaz para o paciente.
Além do tratamento de lesões musculares, na área esportiva ou fora dela, o fisioterapeuta pode atuar junto a pessoas com dores e traumas em outras partes do corpo, a exemplo de pele, ossos e articulações. Confira algumas das muitas situações nas quais esse profissional pode auxiliar o paciente:
- Problemas ortopédicos, traumatológicos, reumatológicos e posturais
- Doenças respiratórias, cardiológicas e neurológicas
- Lesões cutâneas e tratamentos estéticos
- Incontinência e outros problemas urinários e intestinais
- Insônia, fadiga crônica e fraqueza
- Dificuldade de equilíbrio ou mobilidade
- Condições relacionadas ao trabalho, como a lesão por esforço repetitivo (LER)
Alguns grupos, em especial, têm grandes benefícios com a atuação fisioterapêutica, como:
- Gestantes
- Idosos
- Portadores de deficiência física ou mental
- Pessoas internadas ou que se recuperam de procedimentos cirúrgicos
- Pacientes com osteoporose
Vale ressaltar que o fisioterapeuta pode ser requerido não só para tratar alguma condição, como também para prevenir lesões, fraturas e outros problemas.
Como você pode perceber, a fisioterapia é uma área ampla, que oferece muitas possibilidades de tratamento para diversos problemas. Procurar um fisioterapeuta na hora certa pode ser decisivo para recuperar a saúde ou obter mais qualidade de vida.
Crédito, para que te quero
Este artigo foi escrito pela nossa equipe de redação, sob a supervisão do fisioterapeuta André Guzmán.