Muitos são os benefícios do Pilates para a saúde. O método, criado pelo alemão Joseph Pilates no início do século passado, pode ser praticado por pessoas de 8 a 80 anos – desde que com acompanhamento profissional.

Expandir a consciência corporal do aluno, integrando o corpo à mente e ao espírito. Essa é a principal característica do Pilates, que não se resume a um conjunto de exercícios para condicionamento físico. A prática é uma filosofia de vida e uma grande aliada para a melhoria da saúde.

O Pilates facilita a prevenção de doenças e a reabilitação e auxilia no desenvolvimento do equilibro e da coordenação, especialmente para os idosos. Oferece, ainda, uma forma segura de exercício para grávidas, além de colaborar para a recuperação do corpo após o parto.

Mas os benefícios do Pilates não param por aí. O método estimula a circulação, traz flexibilidade e amplitude muscular, garante o alinhamento postural adequado e aperfeiçoa a coordenação motora. Também proporciona bem-estar, alivia a tensão do dia a dia e contribui para uma boa qualidade do sono.

Como se pode ver, são vários os benefícios do Pilates. A seguir, confira mais detalhes sobre alguns deles.

Benefícios do Pilates para a mente:

Aumento da concentração

Para realizar cada movimento e conseguir controlar o corpo, a atenção é fundamental. Nas aulas, a concentração sempre é estimulada, já que, sem ela, não é possível evoluir nos exercícios. O Pilates ensina a acalmar a agitação mental, e com isso os alunos passam a desempenhar as tarefas do dia a dia com mais atenção.

Estímulo da memória

Uma atividade como o Pilates, que leva o praticante a fugir da rotina e exige dele constante atenção, faz com que o cérebro não apenas se torne mais ágil e flexível, como também passe a liberar mais neurotrofinas, moléculas que realizam as ligações neurais e produzem as células nervosas. Assim, quanto mais ativas as neurotrofinas, maior o número de conexões entre locais distintos do cérebro. Tudo isso, então, resulta em aumento da capacidade de memória.

Redução do estresse

O trabalho de respiração realizado nas aulas favorece o relaxamento, aliviando a tensão do dia a dia. Além disso, ao trabalhar o corpo e a mente em cada movimento, o Pilates auxilia na sensação de bem-estar e tranquilidade, o que resultará em um sono mais tranquilo.

Oportunidade de socialização

No Estúdio André Guzmán, as aulas podem ser individuais ou em grupos de no máximo três pessoas. Independentemente da opção, a prática de Pilates, em um estúdio especializado, faz com que o aluno “respire novos ares” e ganhe um novo grupo social, com colegas que almejam o mesmo objetivo – obter mais qualidade de vida.

Benefícios para o corpo:

Melhora da postura

Nos exercícios de Pilates, há uma grande ênfase no alinhamento adequado. Isso torna o praticante mais consciente de seu corpo, bem como da posição correta que deve manter em todos os momentos do dia a dia.

Fortalecimento da musculatura

Um dos muito benefícios do Pilates é trabalhar o corpo como um todo, o que não cria desequilíbrios comuns a outras atividades. Durante os exercícios do método, diversos grupos musculares são ativados simultaneamente, com a integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações são estimuladas.

Alívio de dores

Ao fortalecer a musculatura do aluno, promover sua consciência corporal e melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a amplitude muscular, o alinhamento postural e a coordenação motora, o Pilates ajuda a prevenir lesões e proporciona alívio de dores crônicas. O método é particularmente usado para reabilitação de problemas na coluna, bem como em complicações nos joelhos, ombros, panturrilhas e em pós-operatórios, entre muitas outras situações.

Crédito, para que te quero

Este artigo foi escrito pela nossa equipe de redação, sob a supervisão do fisioterapeuta André Guzmán. Também tivemos como fontes os sites Revista Pilates [aqui e aqui], Beleza e Saúde e HuffPost Brasil.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Informe seu nome