Pilates e Fisioterapia guardam muitos pontos em comum, mas não são a mesma coisa nem substitutos um do outro. A seguir, saiba mais sobre essa relação e como ela pode beneficiar a sua saúde.
Na última quinta-feira, 8 de setembro, comemorou-se o Dia Mundial da Fisioterapia. A data foi criada em 1996, mas remete a 8 de setembro de 1951, dia de fundação da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT, na sigla em inglês). Hoje, a entidade chama-se apenas Fisioterapia Mundial.
A Fisioterapia, de acordo com o conselho federal da profissão (Coffito), “é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas”. Ou seja, o fisioterapeuta é o profissional de saúde que lida com a recuperação terapêutica de enfermidades relacionadas ao movimento.
Uma das possibilidade de atuação do profissional de Fisioterapia é o método Pilates, quer como instrutor, quer como parte do atendimento fisioterapêutico. Neste último caso, o fisioterapeuta integra equipamentos e exercícios do Pilates à sua prática clínica.
Ainda de acordo com o Coffito, o fisioterapeuta pode usar o método para fins de tratamento e prevenção de disfunções, em qualquer ambiente de trabalho. Para atuar com Pilates, aliás, é preciso, além de formação específica, ser graduado em Fisioterapia, Educação Física ou, desde 2021, Enfermagem.
Método fisioterapêutico
Segundo o Blog Fisioterapia, cerca de 75% dos profissionais da categoria que trabalham com Pilates usam o método para a reabilitação de seus pacientes. De fato, Pilates e Fisioterapia guardam muitas afinidades, conforme atesta o Crefito-8, conselho regional da categoria no Paraná:
“O Pilates é um método da Fisioterapia. Conhecimentos específicos da profissão são empregados para atuar com a metodologia pela saúde dos pacientes.”
Antes de saber mais sobre essa relação, no entanto, vale conhecer um pouco melhor o método criado pelo alemão Joseph Pilates há cerca de um século.
Aqui no blog do Estúdio André Guzmán, nós temos artigos bem completos explicando o que é Pilates, qual a história do método e como ele melhora a sua saúde. Neste artigo, no entanto, ficaremos com a definição da Resolução n° 386/2011 do Coffito, que dispõe sobre a utilização do Pilates pelo fisioterapeuta:
“O método Pilates é um recurso cinesioterapêutico e mecanoterapêutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional.”
5 objetivos do Pilates na Fisioterapia
A mesma resolução descreve os objetivos da utilização do Pilates na Fisioterapia:
- Estabilização postural;
- Melhoria da força muscular para desempenho das atividades de vida diária;
- Mobilidade articular;
- Equilíbrio corporal;
- Harmonia das cadeias musculares.
Por fim, a resolução estabelece que o fisioterapeuta utilizará o Pilates “com vistas à melhora da condição de saúde e qualidade de vida de seus clientes/pacientes”.
7 aplicações do Pilates na Fisioterapia
De acordo com o Centro Universitário Central Paulista (Unicep), profissionais de Fisioterapia podem usar as técnicas de Pilates na prevenção de lesões, na recuperação do paciente e em seu bem-estar. A aplicação do método ocorre em diversas condições, como as seguintes:
- Dor lombar;
- Deficiências posturais e dores relacionadas à atividade repetitiva;
- Dor no pescoço;
- Osteoartrite;
- Síndrome da dor patelofemoral (distúrbio musculoesquelético comum que afeta a articulação do joelho e acomete pessoas que praticam atividade física, sobretudo corredores, ciclistas e jogadores de tênis);
- Saúde da mulher e pós-parto;
- Lesões ortopédicas.
Pilates e Fisioterapia no Estúdio André Guzmán
O Estúdio André Guzmán oferece os serviços de Pilates e Fisioterapia, bem como drenagem linfática e massagem terapêutica. Eles são prestados pelo fisioterapeuta André Guzmán (CREFITO 45989-F), graduado pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR), com curso de aprimoramento profissional do método Pilates pela Physio Studio.
Se você mora ou trabalha na cidade do Rio de Janeiro, venha nos fazer uma visita. Estamos no Largo do Machado, perto do metrô e entre os bairros do Catete, Flamengo e Laranjeiras.
Caso prefira, agende uma avaliação gratuita.
Crédito, para que te quero
Este artigo foi escrito pela nossa equipe de redação, sob a supervisão do fisioterapeuta André Guzmán.