Se está chegando aos 50 anos ou já passou dessa idade, confira alguns benefícios que o Pilates proporciona na maturidade.

A prática de atividade física é importante em todas as fases da vida – e cada uma tem suas particularidades. Na maturidade – ou seja, mais ou menos a partir dos 45 anos –, o exercício deve priorizar a preservação dos tecidos e músculos. Assim, vai melhorar a saúde, proporcionar bem-estar e aumentar a qualidade de vida do homem e da mulher maduros.

Conforme destacamos em artigo anterior, é comum pessoas a partir dos 40 anos desenvolverem sarcopenia, que é a perda muscular associada ao envelhecimento. Mas o problema pode passar despercebido pelo ganho de peso, também comum após nessa faixa etária.

Além disso, sobretudo entre as mulheres, o avançar da idade também aumenta o risco de problemas cardíacos, diabetes, osteoporose, artrose e câncer, entre outras doenças. Sem contar as mudanças hormonais e o início da menopausa.

Atividade física para pessoas de meia-idade

A adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, pode reverter, evitar ou amenizar essas condições. E nunca é tarde para iniciar: de acordo com pesquisa publicada em 2019 na revista científica Jama, pessoas que começam a se exercitar na meia-idade têm o risco de mortalidade reduzido nos mesmos níveis daquelas que se exercitam desde a adolescência.

“Se você é ativo hoje, continue assim, independentemente de sua idade. E se recentemente tem estado sedentário, parece não ser tarde, mesmo na meia-idade, para começar a se exercitar e colher os benefícios da longevidade”, diz Pedro Saint-Maurice, um dos pesquisadores que conduziram o estudo, em depoimento publicado no site Viva Bem, do UOL.

Pilates é um dos exercícios mais recomendados para homens e mulheres na maturidade. Isso porque a atividade, mesmo com exercícios de baixo impacto, melhora o tônus e fortalece os músculos, o que favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Além disso, o método proporciona uma série de ganhos para a saúde mental.

“O Pilates segue os princípios da saúde integral, que engloba corpo e mente através de exercícios físicos, respiração, socialização, alimentação saudável, higiene e sono de qualidade”, destaca o fisioterapeuta e instrutor André Guzmán.

Benefícios do Pilates na maturidade

Quer saber um pouco mais sobre esses benefícios que o Pilates proporciona para pessoas na maturidade? Então, confira os tópicos a seguir.

As dicas são do Blog Pilates e da revista Ana Maria, adaptadas pela nossa equipe.

1 – Ganho de massa e fortalecimento muscular

Embora não tenha como objetivo a hipertrofia, o Pilates, por meio de seus exercícios de resistência, favorece tanto o fortalecimento dos músculos quanto o ganho de massa muscular. Esse último acontece de forma mais lenta do que em outras atividades, como a musculação, mas também pode ser observado nos praticantes do método.

2 – Prevenção da osteoporose

A osteoporose é uma condição em que os ossos se tornam mais finos e frágeis, o que pode levar a fraturas e limitações físicas. Pilates ajuda a prevenir o problema, uma vez que promove o equilíbrio e a melhora a postura.

3 – Alívio de dores nas costas

Pilates auxilia no realinhamento da coluna e na conscientização da postura. Assim, diminui ou até mesmo elimina as dores nas costas.

4 – Combate ao estresse

Um dos seis princípios do Pilates é a respiração, bastante trabalhada nos exercícios. Esse é um dos motivos pelos quais o método auxilia no relaxamento, combate o estresse e melhora a qualidade do sono.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Informe seu nome