O ano de 2020 foi tão estranho que a revista Time o elegeu o pior de todos os tempos. Se foi mesmo, é difícil saber – afinal, a história da humanidade está repleta de momentos delicados, desde guerras a outras pestes, em períodos nos quais a ciência caminhava a passos não tão largos.

Mas é inegável que o ano que termina não foi como o imaginávamos há exatamente um ano, na virada para 2020. O novo coronavírus, cujo primeiro caso de infecção foi registado no último dia de 2019, na China, tomou proporções globais, a ponto de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar, em março, o início de uma pandemia.

Desde então, nossa rotina deu um giro de 180º: evitamos frequentar locais fechados, incorporamos a máscara ao nosso vestuário, passamos mais tempo em casa – inclusive para trabalhar – e adotamos computadores e celulares como principal forma de consumo e comunicação. Festas e reuniões, assim como os abraços e beijos aos quais estávamos tão acostumados, especialmente no Brasil, agora são mais virtuais do que presenciais.

Também foi um período de muitas perdas. Apenas no Brasil, em menos de 12 meses, quase 200 mil pessoas não resistiram a esse novo e ainda pouco conhecido vírus. Muitas outras venceram a batalha, mas ainda sentem as consequências. E, em meio a quarentenas e lockdowns, milhões ficaram sem emprego.

Entretanto, em meio a tantas mudanças e perdas, também pudemos refletir sobre o nosso papel na sociedade, exercitar nossa empatia, demonstrar nossa resiliência e aumentar nossa esperança. A expectativa do início da vacinação, em 2021, é apenas o começo do sonho de um ano realmente novo, melhor não apenas que o anterior, mas do que todos os outros.

A mudança que tanto desejamos também depende de cada um de nós, do modo como encaramos as dificuldades e enfrentamos os obstáculos que se colocam à nossa frente.

Para te ajudar a entrar em 2021 com positividade, nós listamos a seguir 10 dicas. Leia, exercite e seja feliz! Um ótimo ano novo!

1 – Desligue-se (às vezes)

Em meio a tanta fake news, é fundamental se manter informado por fontes confiáveis – telejornais, veículos impressos, grandes portais da internet etc. Mas isso não significa ficar antenado 24 horas nas notícias. Dedique algumas horas – ou até um dia inteiro – a outras atividades, como ler um livro ou assistir a um filme. Ficar um pouco longe do celular, especialmente do WhatsApp e das redes sociais, também lhe fará muito bem.

2 – Veja as coisas pelo lado positivo

Você determina sua realidade pela maneira como reage ao mundo exterior. Quando algo acontece, você escolhe se aquela é uma experiência positiva ou negativa. Perder o emprego, por exemplo, pode ser um desastre ou uma oportunidade para coisas maiores – você decide.

3 – Comece bem o seu dia

Muitas pessoas, ao acordar, precisam se arrastar para sair da cama. Isso pode definir um quadro negativo para o restante do dia. Tente criar um ritual matinal, por exemplo, ligando sua música preferida ou lendo um livro, para que não seja um sacrifício levantar. Você verá como o seu dia será muito mais produtivo.

4 – Exercite-se

O exercício é uma ótima maneira de se manter saudável e positivo, por causa de todos os benefícios que libera na corrente sanguínea. Seja em casa, no estúdio de Pilates ou dando uma volta no quarteirão, mantenha-se ativo. Uma hora por dia já será suficiente para você perceber melhora em todos os aspectos da sua vida.

5 – Tenha boas referências

Podcast no Spotify, vídeo no YouTube ou o bom e velho livro… Não importa a fonte, existem conteúdos incríveis e de fácil acesso criados por pessoas que inspiram e vivem a vida de maneira positiva. Aproveite essas emoções e experiências para aprender como criar a vida que deseja. Você pode ver, ouvir ou ler enquanto se exercita, come, se desloca, cozinha, limpa… Enfim, sempre há tempo para a positividade.

6 – Ajuste o seu vocabulário

Pequenas alterações no seu vocabulário podem mudar a maneira como você pensa e age. Quando alguém o cumprimenta e pergunta como você está, você responde com “vou bem” ou “vou indo”? Experimente usar palavras como “ótimo”, “fantástico” ou “incrível”. Isso geralmente surpreende e eleva tanto o seu estado de espírito quanto o da pessoa com quem fala.

7 – Conviva com pessoas positivas

Dizem que nós temos um nível de saúde, renda e estilo de vida semelhante ao das cinco pessoas com quem mais passamos tempo. Então, cerque-se de gente positiva, que irá influenciar – para o bem – sua saúde e felicidade.

8 – Elogie mais

Você não adora ter o seu trabalho reconhecido? Então… Ao elogiar o outro por um trabalho bem feito, pela roupa ou pelo sorriso, você causa uma reação positiva em cadeia. Faça isso e veja como o ambiente ao seu redor vai melhorar – e como você também será mais elogiado.

9 – Evite pensamentos negativos

É difícil ser uma pessoa positiva o tempo todo. No entanto, procure evitar os pensamentos negativos. No começo será difícil, mas, à medida que você pratica, eles irão diminuir.

10 – Seja grato

Muitas coisas positivas acontecem durante o dia, mas nós costumamos ignorar várias delas, deixando um acontecimento negativo arruinar nosso humor. Se você está lendo este texto, provavelmente vive com um teto sobre a cabeça e comida na barriga, o que é uma luta diária para muitas pessoas ao redor do mundo. Esses são apenas dois motivos para ser grato. Se você parar para pensar, certamente encontrará muitos outros.

Fonte: JB FM

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Informe seu nome