Pilates no Reformer: uma das tendências fitness para 2024

O Reformer foi um dos primeiros aparelhos criados pelo alemão Joseph Pilates para a prática do método que hoje leva seu sobrenome, mas inicialmente chamava-se Contrologia.

O equipamento, que nasceu como Universal Reformer, ganhou esse nome porque “reforma” o corpo como um todo. O objetivo, em princípio, era reabilitar soldados feridos na Primeira Guerra Mundial.‎

Joseph elaborou mais de 100 exercícios no aparelho, divididos em três níveis: básico, intermediário e avançado. Esse número, naturalmente, aumentou com o tempo, graças também a alguns elementos que podem ser incorporados ao Reformer – torre, caixa, prancha de salto e plataforma de extensão, por exemplo.

Hoje, o Reformer é um dos “queridinhos” dos praticantes de Pilates em todo o mundo. Isso se deve, principalmente, à sua versatilidade.

Como funciona o Pilates no Reformer?

Molas, alças e um carrinho deslizante compõem a estrutura do aparelho. Esses elementos proporcionam suporte e resistência adequados para diversos exercícios.

É possível praticá-los de variadas maneiras: sentado, ajoelhado, apoiado ou deitado de frente ou de costas. Entre as vantagens que o Reformer proporciona, estão a melhora da postura, o aumento da flexibilidade e o desenvolvimento da força e da resistência corporal – confira abaixo uma lista com mais detalhes.

De acordo com o site MetaLife Pilates, o Reformer é um aparelho “fascinante e indispensável” nas aulas em estúdios renomados.

“Ele possui a capacidade de auxiliar e até mesmo intensificar certos movimentos, levando o treinamento a um novo nível de eficácia. Como um dos equipamentos mais tradicionais e versáteis do método, oferece uma variedade impressionante de exercícios que atendem às necessidades dos alunos em diferentes fases de suas vidas”, define o veículo.

10 benefícios do Pilates no Reformer

O MetaLife Pilates lista 10 benefícios do Reformer para a saúde e o bem-estar. Confira um resumo:

  1. Aumento da força: os exercícios de Pilates no Reformer ajudam a fortalecer os músculos de forma eficaz;
  2. Ganho de flexibilidade: a prática do método no aparelho incentiva o alongamento, melhorando a amplitude de movimento das articulações e dos músculos;
  3. Reabilitação de diversas patologias: o equipamento ajuda na recuperação de lesões, na melhoria da mobilidade articular e no fortalecimento muscular após cirurgias ou condições específicas;
  4. Melhora da resistência: com o treinamento no Reformer, você realizará atividades diárias com menos fadiga e maior eficiência;
  5. Melhora da função respiratória: o Pilates no Reformer enfatiza a conexão entre os movimentos e a respiração adequada;
  6. Auxílio para a boa forma física: os exercícios no equipamento contribuem para a tonificação muscular;
  7. Garantia de maior estabilidade do corpo: o Reformer fortalece os músculos profundos do core;
  8. Relaxamento do corpo e da mente: os movimentos fluidos e o controle da respiração, no Reformer, proporcionam sensação de relaxamento e bem-estar;
  9. Correção da postura: os exercícios de Pilates no Reformer auxiliam na correção de desequilíbrios posturais;
  10. Trabalho direto com o Power House: o Reformer permite um treinamento específico para o centro de força e estabilidade do corpo.

Tendências fitness para 2024

Dois importantes veículos da imprensa citam a prática de Pilates no Reformer como uma das tendências do mundo fitness para 2024.

O jornal O Globo cita as apostas do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglês), publicadas todos os anos em janeiro. A lista de 2024 inclui o Reformer, que caiu nas graças da Geração Z – ou seja, pessoas nascidas a partir de 1995 – por causa do cantor Harry Styles, praticante de Pilates e fã do aparelho.

A matéria lembra que o Reformer foi criado por Joseph Pilates e ressalta alguns dos benefícios do aparelho: fortalecimento da região do tronco, rápida estabilização dos músculos das costas, maior amplitude de movimento e melhor postura e coordenação.

“A resistência proporcionada pela polia da cama reformadora traduz-se na rápida definição do abdômen, braços e pernas”, acrescenta a reportagem.

Sucesso no TikTok

Enquanto o jornal O Globo cita a Geração Z e o cantor Harry Styles, a revista Boa Forma destaca o TikTok, onde exercícios de Pilates no Reformer fizeram sucesso em 2023. A matéria explica que o objetivo do equipamento é adicionar resistência aos movimentos, bem como apoiar o praticante em atividades nas quais possa encontrar dificuldades.

Com isso, ainda de acordo com a Boa Forma, o Reformer pode tornar os exercícios mais intensos ou mais acessíveis, dependendo do objetivo.

“O resultado será um abdômen mais forte, melhor postura e melhor equilíbrio”, resume a matéria.

Crédito, para que te quero

Este artigo foi escrito pela nossa equipe de redação, sob a supervisão do fisioterapeuta André Guzmán.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Informe seu nome