De quantos motivos você precisa para começar a fazer Pilates? Quem acompanha o nosso blog sabe que poderíamos citar dezenas, talvez centenas. Mas vamos listar apenas 9 razões definitivas para você procurar hoje mesmo um estúdio de Pilates e melhorar a sua saúde física e mental.

O Pilates é uma atividade física completa para o corpo e a mente. Criado há mais de 100 anos pelo alemão Joseph Pilates, inicialmente com o nome Contrologia, o método é formado por um conjunto de mais de 500 exercícios, elaborados sob seis princípios: respiração, centralização, concentração, controle, precisão e fluidez.

Pessoas de todas as idades podem fazer Pilates, inclusive crianças. A prática contribui para a prevenção de doenças, facilita a reabilitação e auxilia no desenvolvimento do equilibro e da coordenação motora, especialmente para os idosos. Oferece, ainda, uma forma segura de exercício para grávidas, bem como colabora para a recuperação do corpo após o parto.

Portanto, seja homem ou mulher, jovem ou idoso, o aluno vai encontrar no Pilates uma série de benefícios. Por exemplo, aumentará a produtividade, diminuirá as chances de adoecer e terá bem-estar, entre outros inúmeros ganhos que se tornaram ainda mais importantes em época de pandemia e home office.

Motivos para fazer Pilates

Existem inúmeros motivos para fazer Pilates, mas nós vamos nos ater a nove efeitos positivos para o corpo e a mente. Em resumo, o método é indicado porque:

  1. Diminui o estresse e a ansiedade
  2. Combate dores e previne lesões
  3. Aumenta a flexibilidade
  4. Corrige a respiração e promove bem-estar
  5. Melhora a postura
  6. Tonifica os músculos e fortalece o core
  7. Confere mais equilíbrio e coordenação motora
  8. Potencializa o desempenho na corrida
  9. Previne fraturas osteoporóticas

Saiba mais sobre cada item a seguir. As dicas são, principalmente, da instrutora Patrícia Bueno, em matéria do portal Terra. Mas nós acrescentamos contribuições de outros profissionais já citados aqui no blog, como a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, e relembramos alguns trechos de artigos anteriores.

1 – Diminuição do estresse e da ansiedade

A sincronia entre respiração e movimento é a “alma” do Pilates. Por meio da respiração consciente, a concentração aumenta e a ansiedade diminui.

Com a prática frequente, o aluno adquire maior controle sobre o seu corpo e as suas ações. Em outras palavras, aumenta a consciência corporal, o que é uma das principais características do Pilates.

Além disso, ao fazer regularmente os exercícios do método, o praticante melhora a forma de lidar com pressões e problemas cotidianos.

2 – Combate às dores e prevenção de lesões

Este é mais um importante motivo para você fazer Pilates. O método promove realinhamento da coluna e fortalecimento do abdome, benefícios que contribuem para a solução de diversas patologias e o alívio de tensões e dores.

Outra propriedade marcante do Pilates é trabalhar os músculos do corpo como um todo, diferentemente do que acontece, por exemplo, na musculação. Esse aspecto possibilita a prevenção de lesões de forma geral.

3 – Aumento da flexibilidade

Por meio do alongamento global do corpo, é possível trabalhar a extensão dos músculos e das articulações.

As consequências positivas aparecem em simples atividades do dia a dia, como abaixar para pegar um objeto do chão ou amarrar os sapatos.

4 – Correção da respiração e promoção de bem-estar

Como dissemos acima, a respiração é fundamental no Pilates.

Com a prática, o aluno aprende a respirar de forma correta, sem gerar o bloqueio do músculo do diafragma. A respiração adequada, por sua vez, proporciona sensação de bem-estar.

5 – Melhora da postura

Quer mais um motivo para fazer Pilates? Então, fique ligado: frequentes no método, exercícios com alongamento axial – ou seja, com a coluna alinhada e alongada durante toda a prática – aumentam a força dos músculos que sustentam a coluna lombar.

Com isso, o aluno modifica – para melhor – a postura, o que se reflete em uma série de benefícios para o seu cotidiano.

6 – Tonificação dos músculos e fortalecimento do core

Conforme comentamos anteriormente, um dos maiores diferenciais do Pilates é o fortalecimento muscular integrado. Isto é, nos exercícios do método, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares.

Dessa forma, o Pilates promove o fortalecimento do core, conjunto de músculos que circunda o centro de gravidade do corpo e é responsável, entre outras funções, pela estabilização do tronco, pelo alinhamento biomecânico e pela facilitação dos movimentos.

7 – Mais equilíbrio e coordenação motora

O envelhecimento e as doenças associadas, como a sarcopenia (perda muscular natural que ocorre com o avançar da idade), contribuem negativamente para a perda da capacidade de coordenar os movimentos e o equilíbrio.

Os exercícios de Pilates não só ajudam a proporcionar mais equilíbrio corporal, como também melhoram a percepção que temos dos objetos à nossa volta.

Essas características do método, sem dúvida, vão influenciar positivamente todas as nossas atividades cotidianas.

8 – Ganho de desempenho na corrida

Todo praticante de corrida precisa preparar adequadamente o corpo, não só para melhorar a performance, como também para evitar lesões.

Ao ajudar o corredor a respirar corretamente, aumentar sua concentração e atuar no fortalecimento global, principalmente dos músculos estabilizadores, o Pilates certamente contribuirá para o corpo alcançar melhores resultados.

9 – Prevenção de fraturas osteoporóticas

Encerramos a lista dos motivos para fazer Pilates com um benefício em longo prazo, necessário, sobretudo, para pessoas da terceira idade. O método auxilia no aumento de força muscular, o que fortalece a estrutura óssea do indivíduo.

Além disso, por melhorar a coordenação motora e auxiliar o corpo a ter equilíbrio, como dissemos anteriormente, torna-se um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela osteoporose.

Crédito, para que te quero

Este artigo foi escrito pela nossa equipe de redação, sob a supervisão do fisioterapeuta André Guzmán.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Informe seu nome